quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Entrevista de Dr. Amândio Madaleno ao Jornal "i"

Política
Partido Trabalhista e Portugal Pro Vida aceites no tribunal

por Augusto Freitas de Sousa, Publicado em 11 de Agosto de 2009

Partido Trabalhista afirma ter convidado Manuel Alegre, mas o ex-deputado do PS contrapõe que não tem conhecimento de qualquer convite


O líder do novíssimo Partido Trabalhista Português (PTP), Amândio Cerdeira Madaleno, garantiu ao i ter convidado o militante socialista Manuel Alegre para ser candidato por um distrito à sua escolha. Mas a resposta foi, segundo o dirigente do PTP, muito breve: "o histórico socialista disse que tinha um acordo com o engenheiro José Sócrates para o apoio do PS à sua candidatura às presidenciais." No entanto, o deputado Manuel Alegre negou ao i "ter conhecimento de qualquer convite, sendo as alegações pura fantasia".

Em 1974 foi fundado o Partido Trabalhista Democrático e em 2002 o Partido Trabalhista, mas ambos foram declarados extintos. Desta vez, o acórdão do Tribunal Constitucional datado de 1 de Julho, com a decisão publicada no final do mês, aceita oficialmente o Partido Trabalhista Português e o Portugal Pro Vida.

Segundo o tribunal, depois de analisados os estatutos, manifesto e declaração de princípios "não resulta que o partido tenha índole ou âmbito regional" e não se indicia que os seus estatutos não respeitem a proibição de "partidos políticos armados, de tipo militar, militarizados ou paramilitares, partidos racistas ou que perfilhem ideologia fascista".

O advogado e sindicalista Amândio Cerdeira Madaleno, líder do PTP, confirma que vai apresentar listas de candidatos às autárquicas e legislativas, indicando Bruno Sousa, de 27 anos, como candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

Para além da candidatura à câmara da capital, os Trabalhistas concorrem também à Assembleia Municipal e a dez freguesias lisboetas. O novo Partido Trabalhista apresenta ainda listas na Amadora e em Odivelas. Nas legislativas, o PTP concorre em Lisboa, Porto, Setúbal, Coimbra, Santarém e Castelo Branco.

Amândio Madaleno define o partido como "um bloco de esquerda mais moderado, menos truculento, mais equilibrado". O PTP aposta na eleição de dois ou três deputados e numa campanha centrada nos temas da justiça, segurança e desemprego. O líder deixa uma sugestão: à porta dos tribunais deviam estar publicitados os prazos expectáveis para cada tipo de processo.

(...)

Entrevista integral disponível em http://www.ionline.pt/conteudo/17646-partido-trabalhista-e-portugal-pro-vida-aceites-no-tribunal

Sem comentários:

Enviar um comentário